Como o governo pode servir como modelo para uma sociedade mais produtiva e próspera

De Governança Algoritmos
Ir para: navegação, pesquisa

Hoje, os países desenvolvidos enfrentam ventos contrários significativos enquanto lutam para alcançar um crescimento econômico alinhado com décadas passadas. O crescimento dos salários não conseguiu acompanhar o crescimento geral, levando a maiores divisões sociais. À medida que as populações envelhecem, a taxa de dependência aumenta, exigindo mais da população trabalhadora e forçando frágeis recuperações. Os riscos geopolíticos e os grandes encargos da dívida podem levar a economia a uma recessão abrupta.

Os governos têm uma oportunidade única nestes tempos incertos para mostrar aos outros atores da economia como é possível “fazer mais com menos” e criar uma sociedade mais justa e inclusiva. Como microcosmos da comunidade como um todo, as próprias agências públicas reúnem trabalhadores de diferentes níveis de habilidades e experiências para melhorar a vida dos cidadãos. Assim, os governos podem demonstrar às organizações sem fins lucrativos e às empresas como se engajar e entregar efetivamente resultados em toda a sua própria força de trabalho. Por exemplo, o fornecimento de tecnologias modernas inclusivas no local de trabalho com aprimoramentos de acessibilidade (conversão de texto em fala, tradução, visão computacional, closed caption, processamento de linguagem natural etc.) pode aumentar a produtividade e a participação da população em idade ativa.

Outros aprimoramentos potenciais de produtividade incluem o aprimoramento de plataformas de colaboração, a otimização de processos, a utilização de soluções baseadas em nuvem seguras e tecnologias inteligentes e o aumento da produtividade móvel. Por exemplo, laptops seguros e aplicativos de smartphone podem conectar os funcionários de campo a dados em tempo real e informações essenciais, aumentando assim a eficiência e reduzindo as viagens demoradas à matriz. Câmeras e sensores acionados por IA aumentam a segurança, detectando rapidamente os riscos de segurança e alertando os cidadãos e os socorristas próximos.

Em última análise, os governos podem mostrar os tipos de melhorias de produtividade que são possíveis dentro de uma determinada sociedade, promover mudanças nos níveis local, regional e nacional e impulsionar a produtividade e a inovação em toda a economia.

Isso não é tudo que os governos podem fazer para gerar prosperidade, no entanto. Através do desenvolvimento de iniciativas de dados abertos e da adoção de regulamentos de privacidade de dados inteligentes - como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (EU-GDPR) - os governos podem apoiar a inovação e proteger as identidades digitais dos cidadãos. Através da prática de compartilhar, armazenar e coletar dados adequadamente, os governos demonstram boas práticas de dados dentro de suas próprias comunidades. Além disso, o aumento da personalização e o atendimento proativo dos cidadãos a qualquer hora, em qualquer lugar (por meio de tecnologias avançadas de IA, por exemplo) podem permitir que os governos dimensionem efetivamente suas operações em um complexo panorama de pessoas e serviços. Há muitas maneiras pelas quais os governos podem se tornar modelos mais produtivos, centrados no cidadão, para a sociedade. Saiba mais