Página principal

De Governança Algoritmos
Revisão de 16h26min de 17 de dezembro de 2018 por Samadeu (Discussão | contribs) (PROJETO)

Ir para: navegação, pesquisa

A REGULAÇÃO ALGORÍTMICA NO SETOR PÚBLICO: MAPEAMENTO TEÓRICO E PROGRAMÁTICO

Este é o site-wiki do projeto de pesquisa interdisciplinar coordenado pelos professores da UFABC, Sergio Amadeu da Silveira e Jerônimo Cordoni Pellegrini, com o objetivo de mapear as práticas discursivas que legitimam a utilização, a regulação e a governança dos algoritmos no setor público, a partir do acompanhamento dos diagnósticos e proposições da automatização e substituição de rotinas antes realizadas por servidores públicos.

Esta pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, como projeto de auxílio regular número 2017/14412-0. A finalidade desse site é compartilhar com outras instituições e pesquisadores os materiais coletados, bem como as metodologias, análises e desafios da pesquisa.

PROJETO

O projeto de pesquisa interdisciplinar busca mapear as práticas discursivas que legitimam a utilização, a regulação e a governança dos algoritmos no Setor Público, a partir do acompanhamento dos diagnósticos e proposições da automatização e substituição de rotinas antes realizadas por servidores públicos. Serão analisados conteúdos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, entre 2000 e 2018, originários dos segmentos estatal, empresarial e acadêmico. A hipótese principal da pesquisa é que a crescente proliferação e implementação da automação algorítmica, da aprendizagem de máquina e, em especial, de algoritmos preditivos, independentemente de seus benefícios imediatos, consolidam práticas discursivas que implicam o aumento da presença das corporações tecnológicas definindo dinâmicas importantes da gestões públicas, devido à complexidade de regulação dos algoritmos.

DESAFIOS METODOLÓGICOS

EQUIPE

REFERÊNCIAS PARA A REGULAÇÃO ALGORÍTMICA

1 - ACADEMIA

2- EMPRESARIAL

3- GESTORES PÚBLICOS - POLICY MAKERS

4- ONGS

  • 4.1 - DOCUMENTOS DO TERCEIRO SETOR
  • 4.2 - ONGS, PORTAIS E PLATAFORMAS


5- PLATAFORMAS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

  • 5.1 - IMPRENSA
  • 5.2 - BLOGS
  • 5.3 - PLATAFORMAS
  • 5.4 - PERFIS EM REDES SOCIAIS