On the Way to Welfare 4.0 – Digitization in Germany.
O modelo alemão foi capaz de superar a crise econômica e financeira relativamente bem, não tendo medo de recorrer à ajuda estatal ou à coordenação estadual prevista para a política econômica e industrial. No entanto, a globalização e a digitalização representam novos desafios para o estado de bem-estar social.
- Apesar do bom desenvolvimento na área da digitalização, há algum caminho a percorrer em relação à expansão da banda larga e à expansão das redes móveis. Contudo, devido aos rápidos progressos positivos nas áreas do capital humano, utilização da Internet e digitalização da economia nos últimos anos, a Alemanha está na vanguarda da UE.
- Com sua estratégia de alta tecnologia e Agenda Digital, o governo alemão está tentando aproveitar as oportunidades decorrentes da digitalização na Alemanha. Nesse contexto, além do desenvolvimento tecnológico, a promoção das competências digitais da população e o desenvolvimento da Indústria 4.0 são de fundamental importância.
- A digitalização do sistema de saúde ainda está na infância na Alemanha. Embora os atores individuais estejam certamente implementando tecnologias digitais, seu trabalho em rede - um critério-chave para um “Health Care 4.0” - ainda não foi lançado.
- A coordenação da política de inovação é um dos principais desafios para o futuro. Como a Agenda Digital e a estratégia digital poderão contribuir para a modernização do estado de bem-estar social e impulsionar a inovação social e tecnológica ainda precisa ser vista.
Link da publicação