High-Level Expert Group on Artificial Intelligence - EU

De Governança Algoritmos
Ir para: navegação, pesquisa

https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/high-level-expert-group-artificial-intelligence

Após um processo de seleção aberto, a Comissão nomeou 52 especialistas para um novo Grupo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial, composto por representantes do meio acadêmico, da sociedade civil e da indústria.

O Grupo de Especialistas de Alto Nível em Inteligência Artificial (AI HLEG) terá como objetivo geral apoiar a implementação da estratégia européia de Inteligência Artificial. Isso incluirá a elaboração de recomendações sobre o desenvolvimento de políticas relacionadas ao futuro e sobre questões éticas, legais e societais relacionadas à IA, incluindo desafios socioeconômicos.

Além disso, o AI HLEG servirá como grupo de direção para o trabalho da Aliança Européia de IA, interagirá com outras iniciativas, ajudará a estimular um diálogo de múltiplos atores, reunirá opiniões dos participantes e as refletirá em suas análises e relatórios.

Em particular, o grupo é encarregado de:

Aconselhar a Comissão sobre os próximos passos para abordar desafios e oportunidades de médio e longo prazo relacionados à IA por meio de recomendações que contribuirão para o processo de desenvolvimento de políticas, o processo de avaliação legislativa e o desenvolvimento de uma estratégia digital de próxima geração. Em maio de 2019, a AI HLEG também apresentará recomendações de políticas e investimentos sobre como fortalecer a competitividade da Europa em IA, incluindo orientação para uma agenda de pesquisa estratégica sobre IA e sobre o estabelecimento de uma rede de centros de excelência em IA.

Em 18 de dezembro de 2018, a AI HLEG propôs à Comissão a primeira versão das orientações éticas da AI, abrangendo questões como equidade, segurança, transparência, futuro do trabalho, democracia e, mais amplamente, o impacto na aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais, incluindo a privacidade e a proteção de dados pessoais, a dignidade, a proteção do consumidor e a não-discriminação. As Diretrizes estão agora disponíveis e abertas para consulta entre 18 de dezembro e 18 de janeiro.

Apoiar a Comissão em novos mecanismos de envolvimento e divulgação para interagir com um conjunto mais amplo de partes interessadas no contexto da Aliança AI, compartilhar informações e reunir suas opiniões sobre o trabalho do grupo e da Comissão.