Inteligência artificial
Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI - artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. Também é um campo de estudo acadêmico. Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo e projeto de agentes inteligentes", onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso. John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956 ("numa conferência de especialistas celebrada em Darmouth Colege" Gubern, Román: O Eros Eletrónico), a define como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes". É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente[1] ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
Na Microsoft, pesquisadores em inteligência artificial estão aproveitando a explosão de dados digitais e poder computacional com algoritmos avançados para permitir interações naturais e colaborativas entre pessoas e máquinas que aumentam a capacidade humana de sentir, aprender e entender. A pesquisa infunde computadores, materiais e sistemas com a capacidade de raciocinar, comunicar e atuar com habilidade e agilidade parecidas com os humanos.
Os profundos investimentos da Microsoft nesse campo estão avançando o estado da arte na inteligência e percepção de máquinas, permitindo que os computadores entendam o que vêem, se comuniquem em linguagem natural, respondam perguntas complexas e interajam com seu ambiente. Além disso, os pesquisadores da empresa são líderes de pensamento sobre os impactos éticos e sociais das tecnologias inteligentes. A pesquisa, as ferramentas e os serviços resultantes desse investimento são incorporados a produtos existentes e novos e, ao mesmo tempo, abertos e acessíveis à comunidade em geral, com o objetivo de acelerar a inovação, democratizar a IA e resolver os desafios mais prementes do mundo.